Palestra “Estrutura básica de um arquivo ODF”

No dia 31 de março de 2010, O Grupo de Usuários do BrOffice.org do Pará – GuBrO-PA realizou no CESUPA o evento “Dia da Liberdade de Documentos”, o qual teve diversas palestras interessantes.

Tive a oportunidade de participar com a apresentação “Estrutura básica de um arquivo ODF”. Foi algo bem básico mesmo, o objetivo era mostrar que um arquivo ODF é um pacote ZIP que contem um conjunto de arquivos XML, que determinam sua estrutura, apresentação e armazenam o seu conteúdo.

Além disso, arquivos ODF não são dependentes de nenhuma suíte de escritório ou plataforma de hardware e software. Dessa forma, pode-se desenvolver sistemas web que forneçam saídas em arquivos odf, como planilhas e relatórios. Assim como também é possível desenvolver editores de arquivos ODF para celulares. O melhor de tudo é que você não precisará pedir permissão ou pagar royalties pra ninguém para desenvolver essas facilidades.

Na apresentação afirmo que a especificação do ODF não define um arquivo para banco de dados. Isso pode ser comprovado na seção “2.3 Body Element and Document Types”, assim como também no apêndice C, da especificação.

No fim da palestra demonstramos rapidamente como alterar um arquivo ODF em um editor de texto puro como o Gedit ou Notepad.

Eis a apresentação em PDF.

Anúncios

Tags: ,

3 Respostas to “Palestra “Estrutura básica de um arquivo ODF””

  1. Tweets that mention Palestra “Estrutura básica de um arquivo ODF” « Maloca do Francival -- Topsy.com Says:

    […] This post was mentioned on Twitter by João Sérgio and Jomar Silva, francival. francival said: @homembit No dia 31/03, no DFD, apresentei aqui em Belém a palestra "Estrutura básica de um arquivo ODF" – http://wp.me/pcfHs-gd […]

  2. Professador Says:

    Por falar nisso sabe de alguma API java para escrever / ler arquivos ODF?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: