Extensão que faz o BrOffice.org abrir arquivos pps no modo apresentação

Outro dia uma pessoa me perguntou se havia um modo do Broffice.org Impress abrir um arquivo pps automaticamente no modo apresentação.  Comecei a “fuçar” pela Internet à procura de uma resposta. Após algumas pesquisas descobri a extensão “Auto Starter for Presentation documentos“, para os íntimos, “ImpressRunner.oxt” ;-).

Abaixo segue um passo a passo para instalá-la:

1 – Abra o Broffice.org Impress, acesse o menu Ferramentas >> Gerenciador de extensão… >> Obtenha mais extensões aqui…

2 – Será aberta em seu navegador WEB a página de extensões do (Open/Br)Office.org: http://extensions.services.openoffice.org/ Procure pela extensão “Auto Starter for Presentation documents”

3 – Clique em “Get it!” para fazer download dela. Se o BrOffice.org estiver instalado adequadamente, o navegador oferecerá a opção de abrir a extensão pelo gerenciador de extensão do BrOffice.org

4 – O BrOffice.org avisará que a extensão “ImpressRunner.oxt” será instalada. Clique em OK. Aguarde a instalação. Então feche todas as janelas do BrOffice.org para abri-lo novamente.

Após isso o BrOffice.org Impress abrirá arquivos PPS diretamente no modo apresentação. Aliás ele abre normalmente para edição do arquivo, mas em seguida muda para o modo apresentação. O tempo para essa mudança é bem pequeno.

Fica a dica para quem quiser adicionar esse comportamento ao seu BrOffice.org

That’s all folks.

Anúncios

Tags:

18 Respostas to “Extensão que faz o BrOffice.org abrir arquivos pps no modo apresentação”

  1. Nilson Chagas Says:

    Você sabe se tem alguma maneira de auto abrir a apresentação (a extensão faz isto), mas tb para auto fechar?????

    • francival Says:

      Nilson, primeiramente. obrigado pela visita.

      Infelizmente, não sei como “auto fechar” uma apresentação no BrOffice.org Impress.

      Se fosse uma apresentação no formato ODF – cuja extensão é ODP – provavelmente daria para fazer uma macro que fechasse o arquivo após o último slide ser exibido.

      Entretanto, como é uma apresentação no formato proprietário PPS, não sei como fazer para ela fechar no momento em que acabar os slides.

      Inté +

  2. Fernando Says:

    Poxa! Isso me ajudou muito em todos os sentidos agora da pra mim falar que o BrOffice realmente é uma suíte grátis e completa, isso me ajudou muito. Valeu!

  3. Francisco Rodrigues Says:

    Instalei e funcionou 100 %. Obrigado.

  4. MARCOS Says:

    Interessante. Mas tenho outra duvida, no openoffice é possivel criar diretamente dele uma apresentação que abra diretamente no modo de visualização, estilo o pps do powerpoint ???

    • francival Says:

      Olá Marcos. Obrigado pela visita.
      Não conheço nenhuma funcionalidade ou extensão que abra um arquivo ODP (formato nativo do BrOffice.org Impress) no modo apresentação de slides.

  5. Professador Says:

    Eu queria justamente o contrário, no Ubuntu 9.10 ele abre automaticamente e na lista de extensões não consta essa mencionada.
    Gostaria que abrisse no modo de edição, pois recebo cada apresentação chata e demorada, porém tem algumas interessantes, por isso gostaria de abrir no modo de edição, ver do que se trata e se for o caso ligar a apresentação…
    como faço para configurar para não abrir no modo de apresentação?

    • francival Says:

      Olá Professador.

      Faz muito tempo que não utilizo o Br(Open)Office.org que vem por padrão no Ubuntu. Por isso não tenho como fazer testes para descobrir o que gera esse comportamento.
      Não sei se já tentaste, mas podes pressionar a tecla ESC quando a apresentação estiver carregando que ela entrará no modo edição. Sei que isso não te atende, mas pode ser uma solução de contorno, pois poderias ver rapidamente os slides e decidir se iria ou não para o modo de apresentação.
      Inté +

  6. Jonas Says:

    Aqui dá erro, mesmo entrando como administrador, em um pythonloader.uno.dll.

    • francival Says:

      Jonas,

      Talvez a versão do teu BrOffice.org não esteja com o python configurado, ou instalado, adequadamente. Nesse caso acho que terias que reinstalar o BrOffice.org. O arquivo que mencionaste no Ubuntu, fica em /opt/openoffice.org/basis3.1/program/pythonloader.py Mas, não sei onde ele fica no Windows.

      Acho que poderias conseguir ajuda para na lista de usuários do BrOffice.org: usuarios@br-pt.openoffice.org

      Inté + e Boa Sorte.

  7. Shirley Says:

    Ola, você sabe como faço pra apresentação ir rodando automaticamente? no meu computador tenho que ficar dando [enter] sempre que quero passar para outra página…

  8. Max Says:

    O que eu percebi é que na versão 3.2.0 do UBUNTU 10.04 os arquivos PPS não são totalmente exibidos. Os slides ficam cortados abaixo. Alguma solução pra isso?

    • francival Says:

      Max,

      Ainda não vi esse problema ocorrer (Utilizo versões mais antigas do BrOffice.org e do Ubuntu). Quando eu souber de alguma coisa, coloco aqui na “Maloca”.
      Inté +

  9. Tylër Vortex Says:

    Opa, valeu brow! =0

  10. Tylër Vortex Says:

    Eu estou procurando uma forma do OpenOffice salvar como PPS.
    Tem algum jeito?

  11. Os números da Maloca em 2010 « Maloca do Francival Says:

    […] Extensão que faz o BrOffice.org abrir arquivos pps no modo apresentação setembro, 2009 15 comentários […]

  12. Clévis Says:

    também preciso de ajuda, no power point tem uma opção “modo apresentação” em 2 monitores (utilizo no multimídia)… onde no telão aparece meu papel de parede e jogo pro telão o slide que quero, sendo que na minha tela aparece em tela grande oq está no telão e o restante dos slides pequenos a baixo. Assim posso escolher qual slide quero clicando no slide, consigo ver oq tem no slide e escolher o correto.
    A pergunta é, como faço isso no libre impress?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: