Dicas para ensinar tabuada

Outro dia na comunidade Matemática Recreativa do Orkut, apareceu uma pessoa que perguntou uma forma divertida de ensinar tabuada. Aquilo mexeu comigo a tal ponto que acabei escrevendo um conjunto de dicas para facilitar o ensino da tabuada a uma criança. Ei-las abaixo:

Primeiro:  A criança tem de ter noção de quantidade.

Estimule a criança a conhecer quantidades. Comece com quantidades pequenas, de 0 até 10, então evolua gradativamente até chegar a 100. Faça isso em qualquer momento de uma forma bem descontraída. Pergunte quantos copos tem na mesa? Quantos carrinhos, ou bonecas, você tem? Quantos desenhos você já viu hoje? Relacione a quantidade que ela expressa oralmente com os dedos da sua mão. Conforme ela for evoluindo, tente mostrar que um número expressa uma quantidade ou ordem. Aquilo que escrevemos são os algarismos, também conhecidos como numerais, eles servem para representar um número. Você pode dizer que os algarismos são as “roupas” que os números vestem. 🙂

Incentive a criança a contar. Faça ela contar brinquedos, lâmpadas, pessoas, ou outras coisas que ela achar interessante. Comece de 1 até 10 normal, depois faça ela contar de 2 em 2 até 20, e de 3 em 3 até 30, seguindo essa lógica até chegar em 100. Isso vai prepará-la para fazer as multiplicações.

Lance desafios: “Aposto que tu não consegues contar até 100 em menos de 10 minutos!!!”. Sempre que ela conseguir se superar, dê os parabéns. Se além de contar oralmente, conseguir fazê-la escrever sua contagem, vai ser excelente, pois ela aprenderá muito mais rápido. Garanto!

Depois da contagem, vem a soma.

Aqui em casa, eu utilizava feijão com o meu filho. Por exemplo, para ensinar 2+3 eu separava dois feijões em um lado e 3 feijões em outro, e fazia ele contar. Ele descobria o resultado, então repetia 2 mais 3 é igual a 5. Depois eu invertia a ordem dos feijões e perguntava quanto era. Dava a dica: “Não coloquei e nem tirei nenhum feijão daí. Tá a mesma quantidade de antes”. Com o tempo ele acabou pegando a idéia que na soma tanto faz somar 3+2, ou 2+3, pois o resultado é o mesmo.

Os feijões também são bons para mostrar somas de números maiores que 10, por exemplo, 12+11, é só fazer montes de 10, 2, 10 e 1 feijões, fica fácil pra criança fazer uma conta assim, pois ela junta 10 com 10 e 1 com 2, chegando no resultado 23.

Somou? Agora diminua!

A subtração também pode ser ensinada com feijões. Por exemplo, para ensinar 9-7 basta separar 9 feijões então peça para a criança tirar 7 e pergunte quanto sobrou.

Em casa aconteceu um fato curioso: o meu filho ainda não sabia diminuir, aliás geralmente confundia essa operação com a adição, então um dia minha esposa tentava mostrar que uma conta de subtração, 15-4, não resultava em 19, mas sim, em 11. Ele só se convenceu depois que ela utilizou os feijões. Quando apareceu uma outra conta de subtração, ele disse: “Tá bom! Tá bom! Me dá os feijões!”. Utilizou os grãos e fez a outra conta.

Dica: sempre que comprar alguma coisa com a criança, tente fazer ela descobrir quanto vai receber de troco. Faça isso com números inteiros. Nada de valores que tenham parte inteira e centavos.

A multiplicação é uma soma mais rápida.

Mostre para a criança que a multiplicação é na verdade um atalho para uma soma com várias parcelas. Por exemplo, 3 x 4 é igual a 3+3+3+3, ou 4+4+4. Isso também pode ser demonstrado com feijões separando 12 grãos em 4 grupos de 3 unidades cada, depois arrumando-os em 3 grupos de 4 unidades cada. Mostre através disso que 4 x 3 é igual a 3 x 4. Vale dizer aquela velha máxima: “A ordem dos tratores não altera o viaduto” ;-), também conhecida como “A ordem dos fatores não altera o produto”.

Após isso mostre que ela já sabe a tabuada de 1. Como? Ora, diga pra ela que todo número multiplicado por 1 é igual a ele mesmo. Aliás, abstraia mais um pouco e mostre que qualquer coisa multiplicada por 1 é igual a ela mesma. Então pergunte: 1 x 1? 8 x 1? 1×8? Panela x 1? Carro x 1? 1 x Carro? Com essa abstração a criança vai ganhar noção de que os números podem ser utilizados para fazer contas com objetos reais. Isso será de grande valia quando ela começar a estudar álgebra, onde ela fará operações de números com letras (variáveis e constantes).

Então ensine a tabuada de 2, dica: a multiplicação de número par por qualquer número, sempre será um número par, portanto 2 vezes qualquer número sempre vai ser um número par. Além disso, essa tabuada é como se contássemos até 20 de 2 em 2.

Ensine a tabuada de 3, dica: a multiplicação de dois números ímpares sempre será um número ímpar. Mostre que essa tabuada é como contássemos de 3 em 3 até 30.

Mostre que a tabuada de 4 é o dobro da de 2.

A tabuada de 5 resulta em um número que termina com 0 ou com 5. Aliás se o número multiplicado por 5 for par, o resultado termina em 0, se for ímpar termina em 5.

Para as outras tabuadas acho que é melhor utilizar o método de multiplicação com as mãos. Eu aprendi esse método com a minha professora de matemática quando estava na sexta série do primeiro grau. É um método utilizado quando as duas parcelas da multiplicação são acima de 5. Ele basicamente consiste no seguinte: abre-se as mãos, então em cada mão dobra-se a quantidade que exceder 5, por exemplo se for 9 abaixa-se quatro dedos. Cada dedo dobrado vale uma dezena. Os dedos que ficarem esticados representam as unidades e devem ser multiplicados. Por fim é só somar as dezenas (dedos dobrados) com o produto das unidades (dedos esticados).

Achou complicado? Aposto que depois de um exemplo você vai achar moleza! Vamos fazer a multiplicação 8 x 7. Primeiro, deixe as duas mãos abertas. Então em uma delas, abaixe apenas os dedos que faltam para chegar em 8 (no caso 3 dedos, sobram 2 dedos esticados), na outra abaixe a quantidade de dedos para chegar em 7 (2 dedos, sobram 3 dedos esticados), cada dedo abaixado vale uma dezena, portanto temos 50 e devemos multiplicar os dedos esticados, no caso teremos 3 x 2 = 6, depois é só somar, 50 + 6 = 56. Sugiro que faça a criança contar cada dedo abaixado como se fosse 10 (no nosso exemplo fica: 10, 20, 30, 40, 50), pois fica mais fácil para ela entender. O site a seguir ensina de uma forma bem ilustrada esse método: http://www.profcardy.com/cardicas/tabuada.php. Encontrei um artigo do Professor Luiz Barco da antiga coluna 2 mais 2 da Superinteressante explicando esse método neste site: http://www.belezumba.com/2008/10/25/aprender-tabuada/

A divisão no fundo, no fundo, bem lá no fundo, é uma série de subtrações!

A divisão pode ser encarada com uma série de subtrações. Aliás existe até um algoritmo ensinando a dividir dessa forma, é conhecido como algoritmo das subtrações sucessivas, ou algoritmo americano. Nessa página tem informações sobre ele: http://educar.sc.usp.br/matematica/m4p2t7.htm. Entretanto, ele deve ser utilizado depois que a criança já souber a tabuada de divisão.

Uma maneira de explicar a divisão é através de exemplos do nosso dia-a-dia, fale que se houver 2 bombons e for dividi-lo para duas crianças com quantos bombons cada uma vai ficar? Ajude ela encontrar a resposta. Depois aumente os valores: E se forem 4 bombons para duas crianças? E se forem 6 bombons para duas crianças?

Uma outra forma de ensinar a divisão é através da manipulação de materiais concretos. Neste caso, pode-se utilizar os feijões para ensinar a divisão. Por exemplo, mostre que 12/3 é igual a 4 grupos de 3 grãos cada. Depois mostre que 12/4 é igual a 3 grupos de 4 grãos cada. Deixe a criança montar os grupos, pois isso vai ajudá-la a entender o assunto.

Uma outra forma de interpretar uma divisão é através da pergunta: “quantas vezes o divisor cabe no dividendo?” Esquisito? Não é não! 😀 Por exemplo, 12/2 ficaria assim : quantas vezes o 2 cabe no 12?  Ela pode descobrir isso subtraindo o 2 várias vezes do 12 e contando quantas subtrações fez. Entretanto, o mais importante aqui, não é como ela vai encontrar a resposta, mas sim como ela interpreta a divisão. Já presenciei um caso curioso onde se perguntasse a pessoa quanto era 48/6, ela não conseguia responder rapidamente, ou muitas vezes respondia errado. Mas se perguntássemos quantas vezes o 6 cabe no 48, a resposta era rápida e quase sempre exata.

Concluindo

Enfatizo que para aprender matemática deve-se praticá-la. Portanto, qualquer método deve ser repetido algumas vezes até a criança ter o domínio sobre o mesmo. Outro detalhe: A própria criança pode descobrir o seu próprio caminho. Ele muitas vezes pode ser complexo, ou sem sentido, para outras pessoas, mas para ela, geralmente, é simples e eficaz. O importante é que ela realmente entenda o que está fazendo. Nós, os pais, devemos nos esforçar para mostrar maneiras divertidas de aprender a matemática, além de mostrarmos que é um conhecimento que utilizaremos para o resto da vida.

Para quem quiser ler sobre o ensino de matemática para crianças, sugiro esse material da USP destinado a professores da 1ª a 4ª série: http://educar.sc.usp.br/matematica/mate01.htm

Nessa página tem uns joguinhos envolvendo matemática: http://www.somatematica.com.br/matkids.php

Se você utiliza o GNU-Linux recomendo instalar o software educacional  GCompris que contém uma série de atividades (português, matemática, ciências, etc) educacionais voltadas para crianças; e o TuxMath que é um joguinho matemático muito bacana! Outro dia falo um pouco mais sobre esses dois softwares.

Sinta-se a vontade para deixar nos comentários as suas dicas e sugestões para que uma criança aprenda a tabuada de uma forma mais dinâmica e divertida.

Bons estudos!

Tags: ,

131 Respostas to “Dicas para ensinar tabuada”

  1. daniel Says:

    eu quero tabuada não isso

  2. Sebastião Says:

    Francival, muito bom esse post!
    O mais importante é que aprendendo com essas técnicas, a criança internaliza melhor os conceitos matemáticos e cria uma base que facilitará o aprendizado dos assuntos posteriores.
    Parabéns!

  3. lyandra Says:

    ola tenho 6 amos e ñ presiso disi

  4. Viviane Says:

    Lyandra mais você precisa de aulas de português =X!

  5. Myllena Says:

    achei esta técnica incrível mais estou precisando decorar a tabuada do 6 até 9 tem alguma dica? Obrigada!!!!!!!!!

    • rayssa Says:

      Myllena o meu caso é diferente tenho que decorar a tabuada para ganhar a olimpieda de tabuada gardelin !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  6. Myllena Says:

    Lyandra nao te conheso mais vi que esta precissando de algumas aula de português querida bj!!!!!!!!!! rsrsrsrsarsr!!!!!!!!!

  7. Myllena Says:

    Lyandra desculpe mais sua amiguinha falou a verdade

  8. Myllena Says:

    rsrsrsrsrsrsrs

  9. fernanda Says:

    eu nao gaostava mais agora eu gosto

  10. vitoria Says:

    esse site é muito bom para o aprendizado das crianças e vou e ensinar muito elas e elas vão aprender muito mais rapido

  11. andreia Says:

    oi amor realmente precissamos de tabuada de verdade beijos

  12. Caroline Says:

    Muito bom!

  13. maiara Says:

    ai esta explicando todas as taboadas isso é muito legal sempre vou entrar nesse site é muito legal

  14. karol Says:

    muito bom !

  15. maiara Says:

    otimo !

  16. Si Says:

    Não importa se ele cometeu erros de português ou não, o que conta é que ele deu algumas dicas pra ajudar a ensinar as crianças, enquanto quem o criticou não ajudou em nada, pois só fez a crítica sem explicar a forma correta de se escrever, portanto CRÍTICA INÚTIL. Sugiro então que se não tiverem nada a ensinar, favor abstenham-se de fazer comentários!

  17. marcia silva Says:

    tenho dificuldade de ensinar a tabuada para o meu filho por favor me ajude.

  18. maria Says:

    adorei as dicas!!!parabéns
    tenho um filho de sete anos e estou sentindo dificuldades para ensina-lo matemática, mas com essas dicas será bem melhor

  19. Luana Says:

    Oii gente =)

    adorei essas dicas .. vou aplica-la !

  20. Lais Says:

    Adorei as dicas, muito boas mesmo, tenho 2 meninos gemeos de 9 anos e um deles tem muita dificuldade para aprender, o outro é craque.
    Vou usá-las bastante.

    abraço obrigada,

    Lais

  21. aline Says:

    oipessoal mais a vedade é que eu quero aprende tabuda de um jeito mais facil tenho 11 anos e quero aprede assim que alguem te capasidade de me ajuda euu agradecerei se nao puder nao de palpite

    obrigada

    aline

    • thays Says:

      vc primeiro tem que estudar a tabuada em:silencio e calma!
      ñ queira aprender todas de vez primeiro vc tente decorar a tabuada do 2 que vc vai conseguir!
      tenho 10 anos tb ñ sei mas estou me esforçando assim e esta dando certo!

  22. julia Says:

    adorei as dicas agora nao terei dificudade na escola……

  23. JUNIOR Says:

    OBRIGADO SITE EU APRENDIR MUITO

  24. JUNIOR Says:

    OI

  25. miriam duarte Says:

    NOSSA!!!!! AMEEEEEEEEEEEEI, PARABÊNS PELA SUPER DICAS. DA PRA FAZER A MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO ATÉ O NUMERO 9. ESPERO MAIS DICAS, BEIJOS

  26. milena Says:

    eu nao entediii nd..

  27. maiara maia rosa Says:

    é fácil, a tabuada eu sei de cor e tou na 2 série

    tenho: 8 anos

    meu nome é: maiara

  28. annna beatrizz Says:

    eu sei a tabuada de cor

  29. ana beatriz Says:

    oi eu tenho 11 anos e estou 5- serie

    • thays Says:

      oi vc escreveu um comentario nada a ver com o que esta relaciona do! se vc estivese escrenido que esta na 5º série e ñ sabia a tabuada ia ser bem mas criativo doque vc escreveu esta coisa nada aver!

  30. leticia caroline pelegrin vicente Says:

    nao sei decor mas to quase chegando la

  31. Rose Alves Says:

    Amei as dicas, vc realmente é uma pessoa prestativa, pois com certeza me ajudou muito.
    obrigada

  32. Angelica Says:

    Já estou colocando em pratica como meu filho Lucas de 8 anos, e está dando certo. Ele está adorando.

    Já tinha lido várias opinões, e só está dando certo.
    Muito obrigada

  33. papa Says:

    nao resovel nada

  34. papa Says:

    mais muito obrigadoh

  35. bruna Says:

    eu aprendi a tabuada de 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10♥♥♥…

    • thays Says:

      vc tem quantos anos? e como vc aprendeu a tabuada? aprendeu a tabuada rápido?se sim por favor ma responda!
      muito obrigada da sua amiga online!

  36. viviany :] Says:

    cara mto legal essas dicas .. o que eu não gosto é que tem gente tão idiota a ponto de pesquisar uma coisa e depois dizer que não precisa disso .. por** se vcs não precisam disso pq vcs enraram então ?
    ODEIO PESSOA ASSIM !!

    ameei as dicas .. é uma boa estimulação !

  37. bruna Says:

    eu nao entendi nada mais tudo bem gostei eu tenho que estudar a tabuada para a chamada oral e isso me deu uma ideia genial

  38. alaide Says:

    na escola ele nao pode usar feijao, nao vai usar 1kg de feijao na mochila…

  39. Itamara Says:

    Parabéns pelas dicas e pela generosidade em compartilhá-las…..algumas dicas eu já estava usando, porém prefiro pedir que o meu sobrinho imagine,coloque na mente exemplos da pergunta que fiz ao invés de utilizar feijões.Ainda acho que “decorar” a tabuada é a melhor saída pq quando ele vai resolver as continhas se enrola todo por não saber a tabuada de cor…..já dei vários exemplos mas o meu sobrinho é muito distraído,acho que a maioria das crianças é assim……….mesmo assim muito grata pois algumas dicas dadas por vc eu ainda não utilizava.Grande abraço e fica com Deus

  40. luana Says:

    gostei e uma de ensinar a forma

  41. thays Says:

    eu tenho 10 anos e ñ sei a tabuada mas estou me esforçando para aprender um beijo grande para quem enventou esse site!

  42. Patricia Pereira de carvalho Says:

    Meus parabéns pela maravilha de explicação, eu acha muito legal e de fácil entendimento, tenho dois filhos uma menina de 10 anos e um menino de 7, a menina não sabe tabuada até hoje esta na 5 serie e é uma lástima ver minha filha com tanta dificuldade, mas acho que agora ela vai conseguir. Meu menino adorou saber tabuada.
    Muito fácil de ensinar os professores de hoje deveriam ensinar assim seria mais interessante, talvez isso prenderia mais a atenção dele pois saberiam que muitas das respostas esta nas próprias mãos.
    Muito Obrigado e mais uma vez Parabéns.

    Obs. ensina isso pro secretario da educação de São Paulo pra quem sabe ele coloca na quela apostila ….

  43. diogo Says:

    eu nao gosto la muito da tabuada mas tem de ser

  44. tassiana Says:

    adorei as dicas, esse é o meu primeiro ano que ensino educação fundamental e estáva perdida nessa matéria.
    valeu!!!!!!!!!

  45. cassiaany Says:

    eu achei muito bom parabens
    tem variais pessoas dizendo q nao quer isso quer tabuada vai poucurar em outro lugar e pra saber a tabuada precisa de metodos uè

  46. cicero Says:

    eu ja sabia deste metodo mas, gostei de rever obrigado!

  47. MariaLuísa Says:

    Bárbaro! Muito bom, mesmo! Já tinha tomado conhecimento de algumas dessas dicas. Vou-me ataver, nas sequências de 2 em 2 … Essa com certeza, eu ainda não tentei. Obrigada, mesmo!

  48. amanda Says:

    Eu preciso muito aprender a tabuada. Já to sabendo um pouco. A professora perguntou 9 vezes 9 amanda, eu falei assim 81 ela falou parabéns e depois ela perguntou 8 vezes 7=48 e a outra errei por isso acerto um pouco com essas dicas obrigada por esse site.

  49. Tabuada: uma aposta para o 5ºano « Matemática Says:

    […] – Dicas para ensinar a tabuada […]

  50. priscila Says:

    adorei ate eu aprendi mais

  51. Berenice Says:

    Acredito que o conteúdo apresentado seja para ajudar e minimizar dificuldades daqueles que buscam estratégias para melhor compreensão e prática em sanar sua dificuldades e se eu fico triste quando deparo com comentários como estes imagino você. Na verdade gostaria de parabenizá-lo por suas sugestões e em cooperar passando suas experiências aos demais. Deus te abençoe e continue seu trabalho!

  52. leonardo Says:

    vamos lá né
    1ª serié
    tenho 6 anos!!!!!!!!!!
    alguns é igual ao meu ano da 1ª série outros na minha classe tem sete!!!!!!!!!!!!!

  53. jessica Says:

    muito bom parabéns

  54. leticia Says:

    oi

  55. Os números da Maloca em 2010 « Maloca do Francival Says:

    […] O dia mais vistado do ano foi 4 de agosto com 263 visitas. O post mais popular daquele dia foi  Dicas para ensinar tabuada. […]

  56. Victória Helena Says:

    Tenho 10 anos,não sei a tabuada de cor mas estou quase lá, estudo em Franca/SP!!!!!

  57. isabela Says:

    aquilo não ensina nada

  58. Taís Sena Says:

    Achei muito bacana, a explicação, as crianças odeiam apreender a tabuada, porque eles tem que ler muitas vezes e decorar, falta algo que as estimule a pensar, e não só decorar.
    Estou cursando Pedagogia, e vou realizar um trabalho na escola, desenvolver um projeto, que ajude as crianças a gostarem de apreender, envolvendo atividades lúdicas.
    Muito bom o post, beijos,

  59. elaine Says:

    muito bom,ensina para os pais como ajudar seus filhos em casa,e a ñ ficar dependente desse sistema q nos ensina a “pensar” da forma q eles ditam, sem alternativas para o aluno.

  60. alcineia Says:

    Adorei pois como futura professora de matemática é bom saber que exista pessoas como você, sempre buscando o entendimento e procurando transmiti-los as pessoas que precisam. Obrigada e continue assim sempre beijos

  61. lorena Says:

    Eu já sabia a tabuada desde os 7 anos, agora tenho 10 e ainda sei. Isso é fácil d+

  62. maria Says:

    legal

  63. maria eduarda f Says:

    Não é o que eu queria mas valeu a pena.

  64. denise Says:

    Maravilhoso, parabéns pelo belo trabalho.

  65. Rafaéla Says:

    Ameii, muito bom msm!! Parabéns!

  66. Mannuelly Says:

    eu amei…

  67. thomas Says:

    obrigada pela dica ,agora eu sei!!!!!!!!!!!!!!! amei ………………e choquei

  68. Тьяго Says:

    Наши математики очень трудно.

  69. marcia Says:

    A dica foi para ajudar quem perguntou e a maioria aqui não sabe se manifestar de modo coerente. Obrigada pela dica Francival. Concordo com vc Si.
    Bahhh!

  70. Fátima Says:

    Muito bom!!! Resolvi meu problema com a tabuada que trago desde criança!!! Parabéns!

  71. Ane Says:

    Que maravilha! A matemática deveria deixar de ser o “monstro” das salas de aulas. Algumas crianças até hoje não sabem nada. Não guardaram pois não aprenderam. A ideia de tornar as equações em algo concreto (como utilizar feijões), é genial. Ótima dica para educadores. Parabéns!

  72. Angel Says:

    Nossa que dicas ótimas, vou passar para a minha filha, muito obrigada. rsrsrs serviu p mim tb.

    Beijos

  73. Sara Maia Says:

    muito bom!
    eu tenho um filho com síndrome de Down, com 8 anos, e ele ainda não tem noção de quantidades maiores que três
    agora vou trabalhar mais com ele nisso

    adorei, vou usar as dicas
    obrigadão
    Deus te abençoe muito!!!!

  74. vovó Eva Says:

    Adorei, agora vou usar as dicas com minha netas obrigada e fica com DEUS….

  75. dandara hellen de souza santos Says:

    adorei,quem ler vai gostar como eu e outras pessoas. Bsj.

  76. Cinthia Valasek Says:

    MUITO BOM! PARABENS!
    MINHA FILHA ESTÁ COM DIFICULDADES E ESSAS EXPLICAÇÕES AJUDARÁ.
    ABRAÇOS!

  77. nayara Says:

    eu quero saber o jeito mais facil de decorar ou simplesmente conseguir lembrar na hora da prova…..
    brigadooo

  78. Tatiane Cristina Lobo Says:

    Tatiane lobo
    Adorei vc me ajudou muitissimo, tenho filhas gemeas de 7 anos e estão indo para 3 serie e precisam saber a tabuada de cabeça,com a sua dicas percebi que teria que reforça primeiro o raciocinio logico matématico delas antes de decorar a tabuada.
    obrigada .
    e que Deus a abençoe grandemente …

  79. Lais Says:

    affe isso nao ensina nada só para ler affe que chatooh

  80. alisson Says:

    eu gostei, é legal aprender assim

  81. alisson Says:

    é facil assim gostei

  82. alisson Says:

    vou mostrar para outras pessoas

  83. michelle Says:

    adoreiiiiiiii
    agora vai ser mais fácil ensinar minha filha de 7 anos
    obrigadooooooooo

  84. pamela Says:

    eu gotei muito mas quem eu amo mesmo é o bruno mars eu amo muito elle atre ofim de minha vida eu tenho 11 anos vo fazer dia 7/12/11 di dezenbro amanha eba do filiz de mais eu eu quero bruno ,mars de prezende bejosssssssssssssss ate logoooooooooooooooooo(L)

  85. karolina Says:

    no começo eu achei chato mais depois ate ficou legal depois eu acabei aprendendo

  86. paula procopio domenis Says:

    eu adoro esse saite da tabuada

  87. paula procopio domenis Says:

    eu adoro esse saite de tabuada

  88. paula procopio domenis Says:

    eu adoro esse saite

  89. paula procopio domenis Says:

    eu adoro a tabuada

  90. Lav Says:

    Voce pode aprender a tabuada do 1 até 20 em tres dias…)))
    Se quiser aprender toda tabuada tá aqui o link…
    http://wunderkindplus.jimdo.com/
    Resultado: fácil de lembrar, fácil de entender e fácil de usar!

  91. Karla Says:

    Parabéns! Meu filho tem dificuldades com a “decoreba” da tabuada. Achei esse método lógico e inteligente! Obrigada por compartilhar!

  92. aninha91 Says:

    Com que idade você acha que a criança já pode aprender sobre as diferentes bases em que se podem calcular e padrões numéricos mais sofisticados?

  93. Marilene Caldas Says:

    Meu filho tem 8 anos e tem uma certa dificuldade em aprender a tabuada. Adorei as dicas vou pô-las em prática hoje mesmo. Grata!

  94. suellen f aquino Says:

    pessimo o seu metodo odiei super cansativo e chato pra caramba paff……………..

  95. geilma maria da silva Says:

    como faco para ensinar a tabuada para os meus filho estao no 7 ano

  96. luana rodrigues prata santana Says:

    eu nao entendi

  97. cristina aires Says:

    achei maravilhoso esse texto sobre como ensinar tabuada a crianças.tenho uma filha de 9 anos que esta aprendendo.acho que as pessoas que disseram que não gostaram deveriam ler de novo.

  98. NELI LEAL ALVES BARBOSA Says:

    achei ótimo, vai ajudar minha filha, não adianta decorar, precisa entender, e isso só é possível se houver conhecimento e compreensão do assunto estudado. Eu percebo que ela não entende quando explico, vou fazer com ela todos os exercícios, muito obrigada Francival, linda iniciativa, é disso que o BRASIL PRECISA, GENTE PREOCUPADA EM FORMAR CIDADÃO.

  99. Andreia Rodrigues Says:

    EXCELENTES IDEIAS!!!

  100. Helga Letícia Says:

    Muito obrigada por essa dica de aprendizagem da tabuada e pelas sugestões de sites. Uma vez aprendida, se cantar a tabuada repetidas vezes, ficará mais fácil decorá-la. Nunca tive bons professores de matemática e na época em que eu estudei, todos acreditavam que seria pela ameaça ou (no caso de alguns) que seria pela dor física, que eu aprenderia a tabuada. Somava-se à esse tiranos, meu pai, que me privava de sair de casa e de brincar por não aprendê-la. Só não acreditei que eu era uma burra, porque eu tirava notas altas em outras disciplinas, sempre acima de 8. E não me importo com o que dirão do que escrevo aqui, mas a verdade é que sempre adiei a faculdade de pedagogia, pois sabia que sem acreditar que posso entender melhor essa matéria, como poderia fazer meus futuros alunos acreditarem? Finalmente no auge de meus 40 anos de idade, começo a saber ser possível “dominar” esse bicho de sete cabeças que essa matéria sempre me pareceu ser.
    Acredito também que os comentários depreciativos que li aqui, deva-se pela pouca idade de quem as escreveu. Faço votos que continue a nos presentear com o seu melhor. Desejo-lhe um Feliz Ano Novo e que você e os seus possam desfrutar de uma vida longa e plena.

  101. Letícia Says:

    Parabéns pelas dicas, realmente muito boas.estava procurando uma forma melhor de ensinar meu filho a entender a tabuada e aprender.vou adotar esse método.
    Aos que não gostaram, só lamento!

  102. gabriela Says:

    eu atntei achar isso, para ajudar minhas irmãs do 1 ano e do pré.
    vou tentar fazer isso com elas tá?

  103. gabriela Says:

    isso ensina muito bem ensinado.

  104. Nadja vastro Says:

    Eu amei o metodo para ensinar as crianças muito bom eu uso o metodo de tirar os tracinhos.

  105. karol Says:

    legal odeio matematica

  106. Cristiano Aragão Says:

    Excelentes dicas. Muitas pessoas odeiam matemática apenas porque não aprenderam de um jeito que seja menos “decoreba goela abaixo”.
    Nesse site tem um texto falando exatamente isso: http://estudoacelerado.com.br/como-ensinar-tabuada/

Deixar mensagem para nayara Cancelar resposta